Se engana quem pensa que feno é tudo igual.
A forma como foi produzido e armazenado faz toda a diferença e vamos te contar o porquê.
O feno é um alimento volumoso, composto de alimentos ceifados e secos, destinados aos animais. Além disso, ele é muitas vezes destinado para enriquecer a dieta e como medida alternativa de alimentação. Ele é considerado de boa qualidade quando tem sua aparência verde e não muito grossa, além de incluir todo o corpo da planta.
É necessário sempre atentar-se para a idade da forrageira no momento do corte, que deverá ser de seis a nove semanas. É importante também levar em consideração se o feno apresenta indicativo de desidratação adequada, bem como, ser livre de materiais estranhos, tais como ervas daninhas, bolores ou mofo e flexível ao tato, com maior proporção de folhas.
Quanto às espécies de plantas, se considera principalmente as leguminosas que são ricas em proteína e cálcio, enquanto as gramíneas são mais ricas em carboidratos. E algumas das gramíneas como, capins, braquiária e tifton podem produzir fenos de altíssima qualidade.
Um benefício importante a ser citado do feno da Feno Cigano é que os fardos possuem alta densidade, facilitando o preço do frete por kg de feno.
Por aqui, apresentamos todos esses cuidados com o processo e por isso, tornamos cada dia mais referência no mercado.